Sessão Flashback: Space Jam
- Fernanda Terena
- 17 de mai. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 4 de jul. de 2021

Quem não gosta de uma sessão de flashback e assistir aquele filme que amamos de novo? O filme queridinho de hoje é o Space Jam, um favorito de muita gente e que nós não enjoamos nunca.
Nessa primeira semana de maio, a Netflix inseriu o filme em seu catálogo sem sequer anunciá-lo, o que levou os amantes do filme a loucura e resgatou a lembrança de muita gente.
Space Jam é um daqueles filmes que misturam animação e atores com uma maestria impressionante, principalmente quando lembramos que estreou em 1996 sob a direção de Joe Pytka. O filme estabelece um paralelo entre a carreira de Michael Jordan, a fama dos Looney Tunes e os objetivos malígnos dos Monstars que buscam sequestrar os Looneys e aprisioná-los como uma nova atração do Moron Mountain, um parque de diversões alienígena. O ponto alto do filme é a aposta feita com os Monstars de que se eles vencerem uma partida de basquete, eles iriam voluntariamente para o planetinha dos Nerdlucks, Pernalonga e Patolino vão em busca de um grande jogador para ajudá-los a ganhar o jogo.
O curioso é que tudo começou numa tentativa de parceria entre a Nike e a Warner para anunciar a nova linha de tênis, buscando divulgar a nova sensação de Jordan juntamente à personagens já conhecidos, que no caso foram escolhidos os Looney Tunes. Posteriormente, a Warner decidiu pegar carona nessa ideia e lançar o seu primeiro longa-metragem sobre os Looneys na história.
O filme é recheado de referências e menções aos patrocinadores dos jogadores que atuaram no filme. Há uma cena que todos os patrocinadores de Jordan são citados em sequência, outras marcas como a Nike, os times e até mesmo o Converse é referenciado. O que diverte bastante, que muita gente não notou pois era jovem demais para perceber, além das piadas adultas, há referências à filmes e figuras famosas como 2001- Uma Odisséia no Espaço, Pulp Ficcion e até mesmo Doctor Who. Talvez, a melhor de todas as referências, seja a aparição de Bill Murray que literalmente explica como foi convidado a aparecer no filme, dizendo: “Eu era amigo do produtor”. Sim, isso aconteceu e ele fez uma “pontinha” que lembra sua participação como garoto propaganda da NBA (liga americana de basquete).
Outro ponto muito interessante é que Lola Bunny apareceu pela primeira vez no Space Jam, feita justamente para ser uma figura feminina empoderada e com atitude, seu visual mudou um pouco pois era para que ela aparecesse “mais largada”, porém ficou muito masculina e os produtores resolveram realçar sua sensualidade para se tornar a “crush” ideal do Pernalonga.
Há também a musica “I Belive I can Fly” de R. Kelly, que parece que faz parte da nossa vida e que foi fruto de outras cenas icônicas da televisão e do cinema, mas ela foi criada justamente para ser a trilha sonora de Space Jam e rendeu 3 Grammy’s.
O filme também cita as intenções de Jordan em largar o basquete e ir jogar baseball como o pai, inclusive coincidiu com essa tomada de decisão. Jordan realmente se aposentou do basquete, jogou baseball e depois decidiu retornar ao basquete, a ultima cena do filme que mostra um jogo comum, é justamente o jogo decisivo da volta de Jordan ao time.
Space Jam foi um fenômeno mundial, afinal, mesmo quem não gostasse de basquete sabia quem era Jordan. Os Looney Tunes já eram mundialmente famosos, mas mesmo a Warner não esperava a repercussão do filme, após o sucesso houve a criação de diversos produtos, como por exemplo os brinquedos, pelúcias, estampas, etc..
Há rumores sobre Space Jam 2 desde o ano de 1997, porém, Jordan foi convidado a voltar, mas recusou o que fez com que a ideia do filme ficasse em segundo plano. Mas, não desanimem, a sequência acabou sendo confirmada após 20 anos de espera.
Space Jam: Um Novo Legado está programada para 2021 (25 anos após o clássico), no qual os Looney Tunes terão de enfrentar um novo inimigo (ou ameaça?) e precisarão da ajuda do famoso astro do Cleveland Cavaliers, LeBron James.
Texto disponível em: https://pipocamaisrefri.com.br/
Commentaires